Arquivo da Categoria: Química Ambiental

Química Verde

Muito recentemente, a Universidade de Oregon decidiu criar o GEM, Greener Education Materials for Chemists, um site dedicado, como o nome indica, à Química Verde. A ideia é desenvolver uma colecção interactiva de recursos educacionais sobre este tema que possam ser usados pelos professores nas suas aulas. Nesta Universidade vale a pena também dar uma vista de olhos aos links dedicados à Química Verde.
Para os mais interessados nesta temática, recomenda-se também a WWVerde – a Página de Divulgação da Química Verde no Brasil, a bibliografia recomendada pela ACS, Introductory Readings in Green Chemistry e o site da EPA (U.S. Environmental Protection Agency), Green Chemistry.

Tudo sobre Dioxinas

Agora que está confirmado que Viktor Iuschenko, candidato à presidência da Ucrânia, foi envenenado com dioxinas, que tal conhecer melhor estes compostos? Um bom ponto de partida é a página de Lewis A. Shadoff, All You Wanted to Know about Dioxins. Informação adicional pode ser obtida na página da EPA, Dioxin and Related Compounds. Em português, sugere-se a página do Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia, Poluentes Orgânicos Persistentes (nesta página pode-se também ficar a saber mais sobre a aldrina e a dieldrina, compostos agora muito na moda…)

EnvironmentalChemistry.com

EnvironmentalChemistry.com, apesar do nome, não é um site devotado apenas às questões ambientais. Pensado para ser usado por professores para cativar os alunos para a Química e para as questões ambientais é constituído por um conjunto de recursos que vale a pena visitar. As três principais secções são Química, Ambiente e Segurança e em qualquer delas é possível encontrar matérias muito interessantes. A destacar, nas questões ambientais, o estudo sobre o acidente de Chernobyl e os perigos da utilização do asbesto.