Arquivo da Categoria: Notícias

ITX: Isopropylhioxanthone ou Isopropylthioxanthone?

Nas notícias que tenho lido online (por exemplo, PÚBLICO, TSF, Portugal Diário; para mais exemplos basta pesquisar as notícias no Google) sobre esta questão das embalagens de leite terem ou não terem a substância ITX há uma coisa intrigante: se, segundo essas notícias, a dita substância se chama “Isopropylhioxanthone”, qual o significado do T em ITX? Não sou um expert na matéria mas aposto que a substância ITX de que estão a falar é a Isopropylthioxanthone. Estou curioso para ver os jornais de amanhã…

Actualização: As edições dos jornais balançam entre a isopropiltioxantona e a isopropiltioxantone. Menos mal. No entanto, o caso do PÚBLICO é paradigmático da falta de cuidado (e desrespeito para com os leitores) com que o jornal é actualmente produzido: numa notícia usa a designação isopropiltioxantone, na notícia seguinte, especialmente destinada ao risco da substância, usa a designação isopropiltianoxantone… Estas notícias, disponíveis online apenas para subscritores, podem ser lidas aqui e aqui.

Prémios e Algo Mais

Já não é novidade que o Prémio Nobel da Química de 2005 foi atribuído conjuntamente ao francês Yves Chauvin e aos norte-americanos Robert Grubbs, and Richard Schrock pelos seus trabalhos em Química Orgânica. Chega agora a notícia de que, em homenagem à atribuição do Prémio a estes cientistas, a American Chemical Society decidiu pôr em regime de acesso livre os artigos publicados por estes cientistas nas suas revistas, nomeadamente nos Journal of the American Chemical Society, Organometallics, The Journal of Organic Chemistry e Organic Letters, entre 1996 e o presente ano. Para os artigos publicados antes de 1996 é garantido o acesso ao abstract de cada artigo.

Relacionado (ou quase): Foram também já atribuídos os Prémios Ig Nobel do corrente ano. A lista de premiados pode ser consultada aqui. Como curiosidade, o Prémio Ig Nobel de Química foi atribuído aos cientistas Edward Cussler e Brian Gettelfinger pela sua investigação sobre a premente questão: nadam os humanos mais depressa ou mais devagar em xarope ou em água? A resposta está no artigo “Will Humans Swim Faster or Slower in Syrup?”, publicado no American Institute of Chemical Engineers Journal.

Olimpíadas Internacionais de Química – 37ª Edição

A 37ª edição das Olimpíadas Internacionais de Química vai ter lugar em Taiwan, entre 16 e 25 de Julho, com a participação de estudantes portugueses. Mais informações aqui.

Actualização: De acordo com o site, os vencedores desta Olimpíada foram os estudantes da Coreia do Sul, já que ganharam 4 medalhas de ouro. O vencedor absoluto foi o jovem russo Alexey Zeifman. A lista de todos os premiados pode ser consultada aqui.

Atogramas, zeptogramas e ioctogramas

De acordo com esta notícia no NewScientist.com, existem já hoje disposítivos sensíveis ao zeptograma (10-21 g), o que significa que se está muito próximo da detecção da massa de uma simples molécula. Anteriormente, em 2000, já tinha sido conseguida a detecção da massa de um agregado de átomos de ouro da ordem do atograma (10-18 g). O próximo objectivo é medir massas da ordem do ioctograma (10-24 g), o que será um passo gigantesco, significando a detecção de massas próximas da do átomo de hidrogénio. O artigo é muito interessante, vale a pena ler, assim como este publicado no PhysOrg. (Obrigado, Pedro)