Blogs Educacionais

Recentemente, o Ponto Media referiu uma interessante lista de blogs dedicados à Educação: o Top 20 EduBlogs (ver também os comentários). Estas coisas de tops, já se sabe, envolvem uma selecção que é, acima de tudo, pessoal. Provavelmente, por causa disso, o elearnspace pegou no assunto, recuperando e actualizando uma outra lista que já tinha apresentado anteriormente. E assim se construiu uma lista impressionante de blogs dedicados à Educação (e também à Tecnologia). Absolutamente recomendável.

ITX: Isopropylhioxanthone ou Isopropylthioxanthone?

Nas notícias que tenho lido online (por exemplo, PÚBLICO, TSF, Portugal Diário; para mais exemplos basta pesquisar as notícias no Google) sobre esta questão das embalagens de leite terem ou não terem a substância ITX há uma coisa intrigante: se, segundo essas notícias, a dita substância se chama “Isopropylhioxanthone”, qual o significado do T em ITX? Não sou um expert na matéria mas aposto que a substância ITX de que estão a falar é a Isopropylthioxanthone. Estou curioso para ver os jornais de amanhã…

Actualização: As edições dos jornais balançam entre a isopropiltioxantona e a isopropiltioxantone. Menos mal. No entanto, o caso do PÚBLICO é paradigmático da falta de cuidado (e desrespeito para com os leitores) com que o jornal é actualmente produzido: numa notícia usa a designação isopropiltioxantone, na notícia seguinte, especialmente destinada ao risco da substância, usa a designação isopropiltianoxantone… Estas notícias, disponíveis online apenas para subscritores, podem ser lidas aqui e aqui.

Universidades de Todo o Mundo

Universities Worldwide é o título de um dos posts mais populares do Quick Picks, secção Quick Site of the Day, a ver pela quantidade de visitantes chegados através dos motores de pesquisa. Os sites aí referidos são dois dos directórios de Universidades mais completos que conheço – o Braintrack University Index e o Universities Worldwide – e uma lista de links para directórios deste tipo – o Best Indices of Colleges and Universities World-Wide. A conclusão a que se chega é que anda muita gente, no mundo inteiro, à procura de Universidades. Já agora, para complementar, talvez valha a pena visitarem também o World Universities’ Ranking on the Web

Outros Quick Sites of the Day recentemente sugeridos: Visionlearning, Einstein Light, Live Science, Physics Flash Animations, Science & Society Picture Library e Snowflakes and Snow Crystals. Sites de grande qualidade a merecerem visitas demoradas.

Para acabar a ronda pelo Quick Picks, e caso ainda não tenham reparado, os posts mais recentes agora aparecem aqui ao lado, na coluna da direita.

Prémios e Algo Mais

Já não é novidade que o Prémio Nobel da Química de 2005 foi atribuído conjuntamente ao francês Yves Chauvin e aos norte-americanos Robert Grubbs, and Richard Schrock pelos seus trabalhos em Química Orgânica. Chega agora a notícia de que, em homenagem à atribuição do Prémio a estes cientistas, a American Chemical Society decidiu pôr em regime de acesso livre os artigos publicados por estes cientistas nas suas revistas, nomeadamente nos Journal of the American Chemical Society, Organometallics, The Journal of Organic Chemistry e Organic Letters, entre 1996 e o presente ano. Para os artigos publicados antes de 1996 é garantido o acesso ao abstract de cada artigo.

Relacionado (ou quase): Foram também já atribuídos os Prémios Ig Nobel do corrente ano. A lista de premiados pode ser consultada aqui. Como curiosidade, o Prémio Ig Nobel de Química foi atribuído aos cientistas Edward Cussler e Brian Gettelfinger pela sua investigação sobre a premente questão: nadam os humanos mais depressa ou mais devagar em xarope ou em água? A resposta está no artigo “Will Humans Swim Faster or Slower in Syrup?”, publicado no American Institute of Chemical Engineers Journal.