Internet Scout Project

O Internet Scout Project, localizado na Universidade de Wisconsin, tem como objectivo referenciar os melhores recursos online. Como resultado das suas actividades, publica semanalmente vários relatórios, cada um deles contendo uma selecção de sites de elevada qualidade, devidamente comentados e cuja subscrição (gratuita) vivamente se recomenda. Estes relatórios são: The Scout Report (dedicado a sites de investigação e educação e de interesse geral), NSDL Scout Report for Life Sciences (dedicado a sites de Biologia, Zoologia, Ecologia, Botânica e outros tópicos relativos às Ciências da Vida), NSDL Scout Report for Physical Sciences (dedicado a sites de Geologia, Química, Astronomia, Física e outros tópicos relacionados) e NSDL Report for Math, Engineering, and Technology (dedicados a sites dos diversos ramos da Engenharia, Matemática, Tecnologia, Software e Hardware). No site, para além da edição mais recente, existe um arquivo onde é possível consultar todas as publicações. Os participantes no projecto mantêm ainda um blog, o Internet Scout Weblog, que muitas vezes serve como complemento dos relatórios, listando sites que, por qualquer motivo, não foram seleccionados.

Um quilograma é um quilograma. Bem, talvez não…

O quilograma, uma das sete unidades fundamentais do Sistema Internacional, é definido como sendo exactamente a massa de um protótipo mantido no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM). Este protótipo não é mais do que um cilindro metálico constituído por 90% de Platina e 10% de Irídio. O que acontece é que a massa deste protótipo pode variar ao longo do tempo, devido à acumulação de diversas impurezas na sua superfície ou por danos provocados pelas operações de limpeza a que tem de ser submetido antes da sua utilização. É neste contexto que, de acordo com um artigo publicado na PhysicsWeb, alguns investigadores da Universidade de Reading e do NIST sugerem que a definição de quilograma devia ser feita em função de constantes fundamentais, como as constantes de Planck ou de Avogadro. Em todo o caso, só em 2007 se saberá se a definição de quilograma é alterada, até lá podemos continuar a confiar nas nossas balanças…

CAS Science Spotlight: Os mais pedidos em 2004

O CAS Science Spotlight, já aqui referenciado, acaba de ser actualizado (excepto no que respeita aos artigos mais citados) com os dados referentes ao último trimestre de 2004 e aos totais de 2004. Assim, o autor com maior número de artigos pedidos em 2004 foi Stephen L. Buchwald do Massachusetts Institute of Technology e artigo mais requisitado em 2004 foi Toward Catalytic Rigid-rod ß-barrels: a Hexamer with Multiple Histidines, de Gopal Das, Naomi Sakai e Stefan Matile, publicado no Chirality. As listas completas (com fotografias dos autores) e incluindo também as patentes mais pedidas, podem ser encontradas aqui.